domingo, 20 de julho de 2008

Terras de Portugal - Açores - Ilha de S. Miguel (Parte 1 de 4)

Como há sempre uma primeira vez para tudo, chegou então a altura de andar pela primeira vez de avião... após alguns acertos finais lá chegou o dia de entrar no Airbus A320 da companhia aérea SATA no aeroporto de Sá Carneiro (Porto) e voar em direcção à ilha de S. Miguel no arquipélago dos Açores, também conhecida como "a ilha verde".

O voo demorou cerca de duas horas até ao aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada. Como foi voo nocturno, a aventura só começou no dia seguinte.

O primeiro dia na ilha de S. Miguel começou em Ponta Delgada, percorremos as principais avenidas da cidade e rapidamente reparamos na “decoração” das construções, tudo branco e preto acinzentado… usam muito a pedra vulcânica nas construções, (segundo informação recolhida no local). Podem ver na foto (edifício da Portugal Telecom). Apesar de não faltar igrejas e monumentos, como as portas da cidade, este edifício foi o que me cativou mais, talvez devido às suas dimensões…

Ponta Delgada - Edificio PT

Ponta Delgada está a sofrer um desenvolvimento acima da média, apostando bastante no turismo, o betão tem vindo a ganhar terreno em direcção ao oceano... para além dos hotéis que estão a ser construídos está previsto a construção de um casino...

Ponta Delgada - Obras

Após o “intro” em Ponta Delgada a nossa bússola apontou para a parte mais ocidental da ilha e lá fomos nós. Paramos na Ferraria, zona com uma vista magnífica sobre o oceano e piscinas naturais de água quente.

Ferraria - vista para o oceano

Claro está, fomos experimentar a água… quentinha… :)

Após a banhoca no mar salgado e quente, passamos em Mosteiros e subimos para Sete Cidades.

A vila das Sete Cidades encontra-se na base de uma cratera de vulcão. Esta vila junto às duas lagoas, lagoa azul e lagoa verde, é um lugar de visita obrigatória, pois beleza natural da paisagem, existe um silêncio de cortar a respiração... praticamente não se passa nada... :)
Para ter uma ideia da dimensão da cratera, nada como visitar os vários miradouros, entre os quais, o da Vista do Rei e o da Covoada... (este último visitamos no dia 7)

Sete Cidades - Foto do miradouro Vista do Rei

Para o segundo dia estava destinado fazer um “intro” na parte central da ilha, mais propriamente, Caldeira Velha e Lagoa do Fogo.

Segundo dia lá fomos nós rumo à Caldeira Velha, que fica a caminho da Lagoa do Fogo e como o nome indica, “Caldeira”, é um local onde a água ferve…

Caldeira Velha – Uma das Caldeiras

Caldeira Velha – Temos herói….


Caldeira Velha – Piscina de água quente


Sobre a Lagoa do Fogo... estou com algumas dificuldades para encontrar palavras que possam descrever o local... talvez Jurássico??! O melhor é ver o vídeo e as fotos... (tomem mais atenção aos sons dos pássaros e menos aos dos humanos... :) )

Lagoa do Fogo – Vista do miradouro



Lagoa do Fogo – Vista por cima das nuvens


Lagoa do Fogo – Vista do miradouro



Lagoa do Fogo – Vista do miradouro



Saí deste local com uma vontade enorme de descer lá baixo... iria voltar (dia 7), mas não ia rebolar até lá baixo... :P

Chegou a hora do almoço e nada melhor do que merendar num dos muitos locais para merendas ao longo da ilha...
Parque de Merendas - A malta a almoçar...



Parque de Merendas – Vegetação




Para a parte de tarde estava reservado uma visita à fábrica de chá Gorreana (local onde foi filmada a telenovela (ilha dos amores, acho eu) e mais uma volta em Ponta Delgada.

Gorreana – Fábrica de chá



No regresso a Ponta Delgada encontramos mais uns miradouros nos quais tivemos que parar para admirar as vistas...

Vista de miradouro



Vista de miradouro



Já em Ponta Delgada fomos dar mais uma voltita a pé pela cidade e descubrimos por acaso o jardim José do Canto, aproveitamos logo para visitar... e lá encontramos algumas árvores engraçadas, como a árvore da borracha.... é enorme...

Jardim José do Canto - Árvore da borracha





E para estes dois dias estava feito.... passemos para a parte 2 da aventura...

Cumps,
Ricardo Ferreira



2 comentários:

admin disse...

Gostei!!!! Vou ficar À espera dos outros episódios. Abraço

Unknown disse...

Viva

Gostei bastante. Consegues cativar com o discurso que usas.

Dá-nos mais um bocadinho, vá :)