terça-feira, 6 de março de 2007

Mas afinal qual é a função da SS em Portugal? Dar subsídios? Assegurar a reforma? Saúde? Abono de família? Educação? Baixas?

Após ter ouvido algumas opiniões sobre a matéria cheguei à seguinte conclusão:
A SS existe para receber $$$ dos contribuintes e em vez de dar uma cavadeira aos preguiçosos, transforma esse $$$ num lindo subsídio...é mágico... eu sei que há quem precise, mas infelizmente, usufrui mais quem não precisa do que quem precisa.....

Devido às várias teorias sobre os diversos ramos da SS, vou postando um de cada vez… :-)

Atenção que eu não sou nenhum politico nem expert na matéria, mas sou bom observador…e para falar destes assuntos nada melhor do que alguém que não está no governo, porque quem lá está, não sabe do que eu estou a falar…

Começamos pela mais crítica... a Saúde....

O que me faz muita confusão na saúde, é o facto de um cidadão português precisar de ser operado… e simplesmente não conseguir, pelo menos em tempo útil… tipo, “ah, só daqui a 2 anos…se correr bem”… espero estar vivo nessa altura… ou então precisar de ir a uma consulta e ter que se por a pé às 4 da manhã depois de se ter deitado às 23, para ir para uma fila, tentar ver se consegue consulta… mas a melhor de todas, ser residente de um determinado concelho e ter que me dirigir a outro concelho em caso de urgência…é como pedir ao vizinho do lado…claro que às vezes esse vizinho do lado fica mais ou menos a 50 km... ora, mais tempo de viagem e tal, mais não sei que… é melhor rezar para que não seja muito grave…

Se o estado não tem dinheiro nem know-how para organizar o sistema de saúde, privatize… Existem protocolos estabelecidos entre o estado e os sistemas de saúde privados que permitem que os contribuintes possam usufruir do sistema privado mas a custo mínimo… exemplo ADSE - Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública …

Vendam as clínicas, centros de saúde, etc… assim o estado deixa de ter despesas com infra-estruturas, pessoal e afins… e alarguem o processo da ADSE para todos os que contribuem para a segurança social. Assim a única relação que o estado tinha com um centro de saúde seria a de cobrar os impostos como cobra a uma empresa qualquer e pagar as despesas dos contribuintes, tal e qual como faz com a ADSE.

Os privados agradeciam e utentes teriam um atendimento muito mais atencioso, sem ter que enfrentar filas e filas, condições foleiras e teriam um atendimento muito mais personalizado.

Porque se o estado acha que o sistema de saúde está bem, então os seus funcionários deviam usar o sistema público de saúde e não a ADSE.

2 comentários:

Carin@ disse...

o mais engraçado é ver professores, médicos, administrativos.. enfim, função publica a queixar-se / manifestar-se quando alguem tenta retirar algumas regalias...

sim, coitados, eles são muito penalizados.. nós, os trabalhadores normais temos uns miseros 22 dias ( de ferias ) mais 3 eles têm 25.. mais IVA.
Enfim!!!

Ricardo Ferreira disse...

http://dn.sapo.pt/2007/03/13/sociedade/privados_abrem_clinicas_onde_governo.html