domingo, 27 de julho de 2008

Terras de Portugal - Açores - Ilha de S. Miguel (Parte 2 de 4)

No terceiro dia fomos até à Ribeira Grande, mais um concelho de São Miguel. O tempo estava assim meio "xoxo", mas andava-se bem.
Ao chegar à cidade demos logo com um grande jardim no centro da cidade e começamos logo ali a nossa visita à cidade.
Este jardim fica mesmo ao lado do posto de turismo o que nos facilitou a vida.... ficam as fotos...

Jardim no centro da Ribeira Grande

...à procura de uma "cache" - http://www.geocaching.com


Um infiltrado...


...ainda à procura da cache...



Finalmente a cache...



Ponte dos 8 arcos








Igreja Matriz



Depois de visitar a Ribeira Grande voltamos no sentido Ponta Delgada, pela costa... diversos miradouros e paisagens que merecem uma espreitadela....

Um dos muitos miradouros e parque de merendas que aparecem pela costa



Antes de Ponta Delgada ainda demos um salto a Lagoa... de realçar as piscinas à beira-mar. É muito normal encontrar piscinas e algumas delas com água do mar.

Lagoa



O dia 4 foi para iniciar a nossa visita a parte sudeste da ilha. Começamos por Vila Franca do Campo.

Vista de Vila Franca do Campo


Ilhéu de Vila Franca do Campo



Vale a pena experimentar as queijadas de Vila Franca do Campo.

Como o tempo não estava grande coisa na costa decidimos mudar de direcção e fomos pelo interior.... ao passar num cruzamento vimos uma tabuleta a dizer "Lagoa do Congro"... bem... vamos lá ver isto...

A caminho da Lagoa do Congro


Depois de fazermos uns bons metros a pé lá demos com a lagoa lá no fundo...














Após bater umas fotos na Lagoa do Congro lá fomos nós em direcção às Furnas.... bem... o caminho que tomamos levou -nos direitinhos ao Pico do Ferro... bonito... a vista sobre as Furnas e a Lagoa é...















O mais curioso é pensar que as pessoas das Furnas vivem mesmo na cratera de um vulcão que tem actividade a céu aberto...

Como estávamos numa de visitar altos, decidimos ir até ao Salto do Cavalo que fica na parte este das Furnas... Conseguimos ver lá no fundo a Lagoa das Furnas, o Pico do Ferro fica lá no fundo no monte, à direita... local onde estávamos anteriormente.









Neste ponto já estavamos bastante perto da Vila da Povoação e decidimos descer a montanha nessa direcção. Passaríamos nas Furnas na volta.

Na Povoação não vimos assim nada de especial, notava-se algum desenvolvimento.... Vimos a igreja, o centro... ah e uma cascata...










Após um pequeno passeio na Povoação decidimos ir até uma localidade remota... Faial da Terra... tenho uma palavra para descrever este sitio.. .Jurássico... Foi o local que mais gostei em toda a ilha.... (ainda havia de cá voltar)








A sensação que tive quando cheguei a este local foi: "é pá... encontramos o fim do mundo"... Faial da Terra fica no vale de dois braços ou lombas de montanha e mesmo em frente tem janela para o oceano...



Iria cá voltar para fazer uma caminhada até ao Salto do Prego!

Como o dia estava acabar foi altura de regressar, próxima paragem Ribeira Quente (Terra de pescadores).
Pelo caminho encontramos algumas cascatas...



Um memorial às vitimas do desabamento de terra em 1997



Antes de ir embora ainda tivemos tempo de passar nas Furnas apenas para tirar umas fotos... mas voltaríamos no dia seguinte...









Uma igreja na margem da Lagoa das Furnas... uma arquitectura um pouco assustadora...



O nosso bolinhas e a igreja assustadora....



O dia foi longo... visitamos bastantes locais e marcamos alguns para a segunda visita...

Cumps,
Ricardo


domingo, 20 de julho de 2008

Terras de Portugal - Açores - Ilha de S. Miguel (Parte 1 de 4)

Como há sempre uma primeira vez para tudo, chegou então a altura de andar pela primeira vez de avião... após alguns acertos finais lá chegou o dia de entrar no Airbus A320 da companhia aérea SATA no aeroporto de Sá Carneiro (Porto) e voar em direcção à ilha de S. Miguel no arquipélago dos Açores, também conhecida como "a ilha verde".

O voo demorou cerca de duas horas até ao aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada. Como foi voo nocturno, a aventura só começou no dia seguinte.

O primeiro dia na ilha de S. Miguel começou em Ponta Delgada, percorremos as principais avenidas da cidade e rapidamente reparamos na “decoração” das construções, tudo branco e preto acinzentado… usam muito a pedra vulcânica nas construções, (segundo informação recolhida no local). Podem ver na foto (edifício da Portugal Telecom). Apesar de não faltar igrejas e monumentos, como as portas da cidade, este edifício foi o que me cativou mais, talvez devido às suas dimensões…

Ponta Delgada - Edificio PT

Ponta Delgada está a sofrer um desenvolvimento acima da média, apostando bastante no turismo, o betão tem vindo a ganhar terreno em direcção ao oceano... para além dos hotéis que estão a ser construídos está previsto a construção de um casino...

Ponta Delgada - Obras

Após o “intro” em Ponta Delgada a nossa bússola apontou para a parte mais ocidental da ilha e lá fomos nós. Paramos na Ferraria, zona com uma vista magnífica sobre o oceano e piscinas naturais de água quente.

Ferraria - vista para o oceano

Claro está, fomos experimentar a água… quentinha… :)

Após a banhoca no mar salgado e quente, passamos em Mosteiros e subimos para Sete Cidades.

A vila das Sete Cidades encontra-se na base de uma cratera de vulcão. Esta vila junto às duas lagoas, lagoa azul e lagoa verde, é um lugar de visita obrigatória, pois beleza natural da paisagem, existe um silêncio de cortar a respiração... praticamente não se passa nada... :)
Para ter uma ideia da dimensão da cratera, nada como visitar os vários miradouros, entre os quais, o da Vista do Rei e o da Covoada... (este último visitamos no dia 7)

Sete Cidades - Foto do miradouro Vista do Rei

Para o segundo dia estava destinado fazer um “intro” na parte central da ilha, mais propriamente, Caldeira Velha e Lagoa do Fogo.

Segundo dia lá fomos nós rumo à Caldeira Velha, que fica a caminho da Lagoa do Fogo e como o nome indica, “Caldeira”, é um local onde a água ferve…

Caldeira Velha – Uma das Caldeiras

Caldeira Velha – Temos herói….


Caldeira Velha – Piscina de água quente


Sobre a Lagoa do Fogo... estou com algumas dificuldades para encontrar palavras que possam descrever o local... talvez Jurássico??! O melhor é ver o vídeo e as fotos... (tomem mais atenção aos sons dos pássaros e menos aos dos humanos... :) )

Lagoa do Fogo – Vista do miradouro



Lagoa do Fogo – Vista por cima das nuvens


Lagoa do Fogo – Vista do miradouro



Lagoa do Fogo – Vista do miradouro



Saí deste local com uma vontade enorme de descer lá baixo... iria voltar (dia 7), mas não ia rebolar até lá baixo... :P

Chegou a hora do almoço e nada melhor do que merendar num dos muitos locais para merendas ao longo da ilha...
Parque de Merendas - A malta a almoçar...



Parque de Merendas – Vegetação




Para a parte de tarde estava reservado uma visita à fábrica de chá Gorreana (local onde foi filmada a telenovela (ilha dos amores, acho eu) e mais uma volta em Ponta Delgada.

Gorreana – Fábrica de chá



No regresso a Ponta Delgada encontramos mais uns miradouros nos quais tivemos que parar para admirar as vistas...

Vista de miradouro



Vista de miradouro



Já em Ponta Delgada fomos dar mais uma voltita a pé pela cidade e descubrimos por acaso o jardim José do Canto, aproveitamos logo para visitar... e lá encontramos algumas árvores engraçadas, como a árvore da borracha.... é enorme...

Jardim José do Canto - Árvore da borracha





E para estes dois dias estava feito.... passemos para a parte 2 da aventura...

Cumps,
Ricardo Ferreira